BLOG DO MATHEUS

Esse é o Matheus...ele tem síndrome de west,paralisia cerebral,microcefalia e é deficiente visual...Não vê,não fala,não anda,não senta...mas sabe transmitir amor...

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Lei da cadeirinha

O uso da cadeirinha de carro agora é obrigatório no Brasil e quem não utilizá-la será punido com multa. Mais importante que a obrigatoriedade por lei, porém, é a segurança do seu filho. Segundo dados do SUS (Sistema Único de Saúde), em 2005 acidentes de transporte mataram 573 crianças de 0 a 4 anos no Brasil -- e o número pode estar subestimado.




Grande parte dos acidentes acontece perto de casa, em ruas onde a velocidade não passa de 60 km/h. O corpo das crianças é frágil, e as cadeirinhas são projetadas para segurá-las nos pontos mais resistentes do organismo, de modo a causar o mínimo de ferimentos internos.



O próprio impacto com o cinto de segurança, quando ele está na posição inadequada, ou muito largo, pode causar lesões nos órgãos e levar à morte.



Por isso, usar cadeirinha de carro para crianças deve ser um procedimento automático, como usar o cinto de segurança é para os adultos. Acostume seu filho desde pequeno a sempre usar a cadeirinha. Ele não vai estranhar -- vai simplesmente achar que é assim que as coisas funcionam.

Mas e nossos pequenos anjos...que não sentam  e ñao tem controle de tronco e membros...Como transporta-los sem perigo,já que não existem nas lojas cadeiras adaptadas para eles.Falo em pequenos anjos de todas as idades...e não apenas em crianças,tbm naqueles com mais idade...mas que sempre serão nossos babys..O meu tem 10 anos e ainda não sei como transporta-lo...Alguem tem idéia de onde tem essas cadeiras para vender...

Peço aos amigos que souberem para postar nesse blog...

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Um pouco de poesia...

Alegria é o toque mágico que perfuma a vida,acalenta o coração e contagia...Por isso sorria e espalhe alegria...

Catapora...Vamos repetir o assunto,porque,muitas crianças tem sido contaminadas...

Durante o período de chuvas, evite dividir ambientes fechados com pessoas contaminadas pela doença.










O que é?





Uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus. Com nome científico de varicela, costuma atingir principalmente as crianças. Em geral, é benigna e costuma incomodar principalmente pelas manchas vermelhas e pela coceira intensa.









Imunidade





Quem já teve varicela uma vez na vida, não corre mais o risco de desenvolvê-la. No entanto, como o vírus da catapora é o mesmo do herpes zoster (ou cobreiro), existe o risco de um indivíduo com defesa baixa desenvolver uma nova doença depois de entrar em contato com doentes em fase de ontágio. Quem tem doenças imunodepressivas, como Aids, deve manter distância do vírus.









Vacina





Existe uma vacina que previne a doença. Em Brasília, está disponível em centros de vacinação ou clínicas particulares de pediatras ou dermatologistas. O preço médio é de R$ 65,00. É indicada para todas as crianças com mais de um ano e para adolescentes e adultos que ainda não foram contagiados pela varicela.









Transmissão





É muito comum em época de chuva e frio, quando as pessoas se juntam em locais fechados com maior freqüência. Crianças em fase escolar têm maiores chances de se contagiar pelo vírus.

A transmissão se dá pelo ar. Se uma criança ou um adulto que nunca teve catapora entrar em contato com alguém contagiado, a contaminação é quase certa.













Incubação





Depois de entrar em contato com o vírus da catapora, o indivíduo permanece entre 14 e 21 dias sem apresentar sintomas. É o que se conhece como tempo de incubação.









Sintomas





Começam com pontinhos vermelhos espalhados pelo corpo que se parecem com picadas de inseto. Nessa fase, a doença não costuma ser detectada facilmente.





Essas manchas , depois de dois ou três dias, crescem e mudam de aspecto. Tornam-se vesículas (folhas cheias de um líquido transparente). As bolhas podem aparecer em regiões delimitadas do corpo ou nele inteiro. Muitas vezes, os sinais aparecem também nas mucosas da boca, do nariz, dos olhos, entre outras.





Além da coceira intensa, o contagiado pode apresentar febre baixa, dor de cabeça. É uma doença que pede repouso durante os primeiros dias depois de surgirem os primeiros sintomas.



O estágio no qual o corpo fica com sinais variados – desde as manchinhas parecidas com picadas de inseto, bolhas, até as feridas e crostas ressecadas – é o mais característico da doença. Nessa fase, não há como confundir a catapora com qualquer outro problema. Enquanto as feridas não cicatrizarem, é preciso manter o doente isolado, pois há risco de contaminação.











Complicações





A catapora é um problema pouco grave, desde que bem tratado. No entanto, se a doença se manifestar em crianças com resistência muito baixa ou se não for cuidada devidamente, podem apresentar complicações como:



Infecção bacteriana secundária: muitas vezes, a criança coça os caroços com unhas sujas, que podem estar contaminadas por bactérias. Se as bolhas contiverem líquido amarelo, é sinal de infecção;

Pneumonia: o vírus da doença pode entrar no organismo e provocar doenças mais sérias em outros órgãos, como pulmões;

Encefalite: é uma inflamação no cérebro. Se esta complicação for detectada rapidamente, as seqüelas podem ser evitadas. Mas se o tratamento for displicente, a doença pode até matar.







Tratamento





Antes de qualquer remédio, uma determinação: nunca coce. As bactérias são invisíveis e podem infeccionar as feridas. Normalmente, as cicatrizes escuras da catapora são decorrentes de infecções secundárias.



Cuidados locais. Banhos com permanganato de potássio são sempre aconselhados para aliviar a coceira e cicatrizar rapidamente as feridas. Importante: dissolva um pacote ou um comprimido em cinco litros d'água.



Se houver início de infecção, antibióticos podem ser receitados. Procure sempre o médico antes de tomar qualquer remédio. Se as dores de cabeça ficarem fortes, é possível que tenha surgido alguma complicação.









Dicas para o paciente







Corte sempre as unhas e deixe-as limpas;

Evite contato com pessoas com baixa capacidade de defesa;

Use roupas leves, para evitar calor e aliviar as coceiras;

Use luvas na hora de dormir, se a coceira incomodar muito;

Tente aliviar o prurido com talcos mentolados ou banhos com maisena.

domingo, 5 de setembro de 2010

Prisão de Ventre

O que é prisão de ventre ou intestino preso




A prisão de ventre ou intestino preso (termos populares para a constipação e obstipação) são definidos quando a pessoa evacua menos de três vezes por semana. Na prisão de ventre as fezes geralmente ficam duras, secas, pequenas e difíceis de eliminar. Algumas pessoas com intestino preso acham dolorido tentar evacuar, e freqüentemente experimentam sensação de inchaço e intestino cheio.









Algumas pessoas pensam que estão com intestino preso se não evacuarem todos os dias. Porém, a evacuação considerada normal pode ser de 3 vezes por dia a 3 vezes por semana, dependendo da pessoa. A prisão de ventre é um sintoma, não uma doença. Quase todas as pessoas experimentam prisão de ventre em algum ponto da vida, e dieta inadequada geralmente é a causa. A maior parte dos casos de prisão de ventre é temporária e não é séria. Entender as causas, prevenção e tratamento ajudará a maioria a obter alívio da prisão de ventre.



Causas da prisão de ventre ou intestino preso




As causas mais comuns da prisão de ventre são:

* Falta de fibras alimentares suficientes na dieta.

* Falta de atividade física, especialmente em idosos.

* Medicações.

* Síndrome do intestino irritável.

* Leite.

* Mudanças na rotina de vida, como gravidez e viagem.

* Abuso de laxantes.

* Ignorar as vontades de evacuar.

* Desidratação.

* Doenças e condições específicas como derrame.

* Problemas no cólon e reto.

* Problemas na função intestinal (constipação crônica idiopática).









Falta de fibras na dieta e prisão de ventre



Pessoas com dieta rica em fibras têm menos probabilidade de sofrer prisão de ventre. A causa mais comum de intestino preso é uma dieta com poucas fibras ou rica em gorduras como queijo, ovo e carne. As fibras ajudam a prevenir fezes duras e secas difíceis de evacuar. Na cultura ocidental moderna as pessoas comem muitos alimentos refinados e processados, nos quais as fibras naturais foram removidas.



Não ingerir líquido suficiente e prisão de ventre



Pesquisas mostram que embora o aumento na ingestão de líquidos não necessariamente ajude a aliviar a prisão de ventre, muitas pessoas encontram alívio ao evitar a desidratação. Líquidos adicionam fluidos ao cólon e volume às fezes, tornando-as mais macias e fáceis de passar no intestino. Pessoas com problema de intestino preso devem tentar beber líquidos (exceto álcool) todos os dias.
Falta de atividade física e intestino preso




A falta de atividade física pode ocasionar prisão de ventre, embora os médicos não saibam precisamente o por quê. Por exemplo, prisão de ventre freqüentemente ocorrer depois de acidente ou doença na qual a pessoa fica de cama sem se exercitar. Acredita-se que a falta de atividade físicia seja uma das razões para intestino preso em idosos.



Medicações e prisão de ventre



Algumas medicações podem causar prisão de ventre, como por exemplo:

* Remédios para a dor, especialmente narcóticos.

* Anti-ácidos que contêm alumínio e cálcio.

* Remédios para pressão alta.

* Medicação para mal de Parkinson.

* Antiespasmódicos.

* Antidepressivos.

* Suplementos de ferro.

* Diuréticos.

* Anticonvulsivantes.









Mudanças na rotina de vida e prisão de ventre



Durante a gravidez a mulher pode sofrer de prisão de ventre devido às alterações hormonais ou porque o útero comprime o intestino. O envelhecimento também afetada a regularidade do funcionamento do intestino, uma vez que metabolismo mais lento resulta em menor atividade intestinal e tônus muscular. Adicionalmente, pessoas muitas vezes ficam com intestino preso quando viajam, uma vez que ocorre alteração na sua dieta e rotina diária.



Uso abusivo de laxantes e prisão de ventre



A crença comum de que as pessoas devem evacuar todos os dias tem levado à auto-medicação com laxantes. Embora muitas pessoas encontrem alívio com o uso de laxantes, geralmente elas aumentam a dose com o passar do tempo porque os seus efeitos começam a diminuir com o uso repetitivo. Como resultado, o uso de laxantes pode se tornar um hábito e ocasionar a prisão de ventre.



Ignorar a necessidade de ir ao banheiro evacuar



Pessoas que ignoram a necessidade de evacuar podem eventualmente parar de sentir essa sensação, o que pode ocasionar prisão de ventre. Algumas pessoas postergam porque não querem usar banheiro fora de casa. Outras ignoram a necessidade de evacuar porque estão muito ocupadas.



Doenças específicas que podem causar intestino preso



Algumas doenças que causam prisão de ventre incluem desordens neurológicas, desordens metabólicas e endócrinas, e condições sistêmicas que afetam os sistemas do órgãos. Essas desordens podem retardar o movimento das fezes através do colón, reto ou ânus.



Prisão de ventre e problemas com o cólon e reto



Obstrução intestinal, tecido cicatrizado, diverticulose, tumores, estenose coloretal, doença de Hirschsprung ou câncer podem comprimir ou estreitar o intestino ou reto, causando prisão de ventre.



Identificação das causas da prisão de ventre



Os testes que os médicos fazem para identificar a causa da prisão de ventre dependem da sua duração e gravidade, idade do paciente, se há sangue nas fezes, mudanças recentes nos hábitos, e se ocorreu perda de peso. A maioria das pessoas com intestino preso não precisa de testes extensivos e podem ser tratadas com mudanças na dieta e exercícios.



Tratamento da prisão de ventre



Embora o tratamento dependa da causa, gravidade e duração da prisão de ventre, na maioria dos casos mudanças na dieta e estilo de vida ajudam a aliviar os sintomas e prevenir que voltem.



Dieta contra a prisão de ventre



Um dieta com fibra suficiente (20 a 35 grama por dia) ajuda o organismo a formar fezes macias e volumosas. Médico ou nutricionista podem ajudar a planejar uma dieta apropriada. Alimentos ricos em fibras incluem feijão, grãos integrais, cereais, frutas frescas, e vegetais como aspargo, couve, repolho e cenoura. Para pessoas com tendência a ter prisão de ventre também é importante limitar a ingestão de alimentos que têm pouca ou nenhuma fibra, como sorvete, queijo, carne, e alimentos processados.



Mudanças no estilo de vida para tratar e prevenir a prisão de ventre



Outras mudanças que podem ajudar a tratar e prevenir a prisão de ventre incluem beber fluidos suficientes para não ficar desidratado, praticar exercícios físicos diariamente, e reservar tempo suficiente para ir ao banheiro. Adicionalmente, a necessidade de evacuar não deve ser ignorada.



Laxantes e prisão de ventre



A maioria das pessoas com prisão de ventre moderada não precisa tomar laxantes. Porém, para aqueles que fizeram mudanças na dieta e estilo de vida, e ainda assim continuaram com o intestino preso, o médico pode receitar laxantes por um período curto de tempo.



Outros tratamentos para prisão de ventre



O tratamento para prisão de ventre pode ser direcionado para uma causa específica. Por exemplo, o médico pode recomendar descontinuar uma medicação ou fazer uma cirurgia para corrigir problemas anorretais, como prolapso retal.
Inverno está acabando, a natureza começa a despertar e com ela as alergias da época acenam com o mal-estar que podem causar nas suas vítimas. Conheça algumas práticas simples que o podem ajudar a superar este problema.








Prevenção:

- Na época da polinização, ao entardecer, mantenha as janelas fechadas, pois é o período do dia em que o pólen mais anda no ar.

- Evite viajar com as janelas abertas.

-Procure não deixar a roupa secar no exterior, pois a umidade torna-se um depósito de pólen.

- Se o dia estiver ventoso, corre o risco de transportar muito pólen no corpo e no cabelo, tome banho assim que chegar a casa.

- A prática desportiva ao ar livre deve ser feita na parte da manhã.

- Diminua ao mínimo o consumo de bebidas alcoólicas, pois estas aumentam a sensibilidade alérgica do organismo.

- O sabor picante na comida alivia os sintomas das alergias respiratórias, use-o regularmente pois ajuda a liquidificar o muco das vias respiratórias, descongestionando-as.







Tratamentos naturais que reforçam o sistema imunológico
- Alcaçus: Esta planta funciona como um anti-alérgico capaz de estimular o sistema imunológico tendo também propriedades expectorantes.

- Eufrásia: Indicada para conjuntivites esta planta alivia a inflamação, possui propriedades descongestionantes ajudando em casos de congestão nasal, sinusite,rinite e outras...
- Sabugueiro: As suas flores são descongestionantes, pode ser útil em casos de rinite alérgica, asma e conjuntivite.

- Tanchagem: Para o combate de inflamações e alergias. O seu chá é eficaz em sinusites e rinite alérgica.

- Urtiga: É considerado um anti-histamínico natural. Alivia os sintomas nasais das alergias, como rinite alérgica.

- A vitamina C e o magnésio também são anti-histamínicos, assim deve procurar alimentos ricos nesta vitamina e mineral.


Vamos tomar cuidados com nossos anjos e aproveitar a primavera...Mas não esqueçam que certas ervas podem fazer mal aos nossos anjos,por isso é sempre bom conversar com um médico antes...